Serviços

Avaliação dos Requisitos Acústicos dos Edifícios

O ruído pode provocar danos na saúde humana nas mais diversas situações e circunstâncias. O ambiente doméstico urbano é o local onde a ocorrência desta forma de poluição é mais expressiva, sendo o processo de avaliação acústica essencial para identificar e resolver este problema.

Para identificar o desconforto acústico que assola a maior parte das habitações é necessário combinar a avaliação acústica de várias fontes, como as que são externas ao imóvel (tráfego rodoviário, ferroviário, etc, atividade industrial e comercial) e as que são internas ao imóvel (elevadores, aparelhos de ar condicionado, atividades dos vizinhos, etc...). No entanto, muitas vezes é difícil intervir para reduzir o ruído dessas fontes.

No sentido de combater esta forma de poluição e tornar a vida dos habitantes mais confortável, a legislação portuguesa indica os parâmetros de desempenho acústico dos imóveis e estabelece procedimentos de avaliação de conformidade, tanto para imóveis novos como para imóveis existentes que venham a ser objeto de reconstrução, ampliação ou alteração.

Este processo é designado por avaliação acústica e, além de ser obrigatório para a obtenção da licença camarária, valoriza o imóvel com a sua informação pois os problemas de isolamento acústico raramente estão à vista.

2009/CEP.3580

Copyright ©Ambiformed