Serviços

Consultoria Ambiental

Sistemas de Gestão Ambiental - NP EN ISO 14001

A crescente preocupação das organizações com os seus impactes ambientais, a observância da legislação ambiental, a melhoria dos processos, a credibilidade da sua imagem e a manutenção no mercado global, tem contribuído para aumentar a implementação e certificação de sistemas de gestão ambiental (SGA) segundo a norma ISO 14001 e segundo a Verificação EMAS - Regulamento Europeu (CE) nº 1221.
Os objetivos globais destes referenciais são facilitar às organizações a conceção, implementação e melhoria do seu sistema de gestão ambiental; monitorizar a conformidade da sua política ambiental e disposições legais ambientais aplicáveis; demonstrar o seu compromisso ambiental e a certificação do seu sistema ambiental.

 

Vantagens 

  • Redução do risco de operação: minimização dos impactes ambientais e monitorização da legislação aplicável e consequentemente menor risco de acidentes ambientais e coimas.
  • Redução dos custos de operação: monitorização e possibilidade de melhoria de todos os descritores ambientais e consequente redução de consumos - energia, água, matérias-primas; redução no tratamento de efluentes e resíduos; diminuição dos prémios de seguros.
  • Aumento de competitividade pela melhoria dos processos internos, redução de custos e motivação da equipa de colaboradores.
  • Possibilidade de certificação, diferenciação e aceitação no mercado, sociedade e atração de possíveis investidores.
  • Possibilidade de acesso a novos mercados em que atuam clientes com exigências ambientais.


A implementação de um sistema segundo a norma ISO 14001 ou regulamento EMAS possibilita ainda a integração com outros sistemas de gestão, nomeadamente com um sistema de gestão da qualidade ISO 9001, visto terem sido desenvolvidos segundo os mesmos princípios, nomeadamente com o ciclo de melhoria contínua – PDCA (Plan-Do-Check-Act).

2009/CEP.3580

Copyright ©Ambiformed