Serviços

Medição Compostos Químicos no Ar

A Avaliação do Ar Ambiente tem por objectivo determinar a concentração de Compostos Químicos e Partículas em Suspensão na atmosfera dos postos de trabalho, com vista à comparação entre o valor obtido e o valor limite de exposição (VLE) estabelecido na Norma Portuguesa NP 1796.

As Partículas podem causar irritação no nariz, garganta e vias respiratórias superiores, podendo passar para os pulmões e causar lesões nos tecidos.

Estas podem-se apresentar sob a forma de:

  • Poeiras, formadas quando materiais sólidos se desmancham por ação de esmagamento, polimento, ou trituração;
  • Névoas, partículas líquidas que se formam ao pulverizar;
  • Fumos, que são pequenas partículas de metal produzidas em soldadura ou outros trabalhos a altas temperaturas.

Os Compostos Químicos podem ser de vários tipos, consoante os produtos químicos que se utilizem, sendo de salientar os Compostos Orgânicos Voláteis (COV's), que são facilmente vaporizados em condições de temperatura e pressão ambiente relativamente comuns no ar interior, com origens nos revestimentos, tintas, colas e solventes, mobiliário, matérias de construção, etc. De entre os COV’s mais comuns destacam-se o Xileno, o Tolueno, o Benzeno, a Butanona, entre outros.

Estes elementos têm um elevado impacto sobre a saúde humana, pois para além da sua alta toxicidade podem apresentar características mutagénicas e carcinogénicas. As queixas reportadas pelos trabalhadores estão associadas a sensação de fadiga, tonturas e dores de cabeça.

A Ambiformed realiza este ensaio de acordo com o previsto na Norma Portuguesa NP 2266 que define a colheita de ar para análise de partículas sólidas e líquidas nos locais de trabalho pelo método de Filtração.

2009/CEP.3580

Copyright ©Ambiformed