Serviços

Sistemas Integrados de Gestão

A gestão de vários sistemas isolados traz desvantagens para a organização a vários níveis, podendo dar origem a um sistema de gestão demasiado complexo e confuso.
Um sistema de gestão integrado quando implementado corretamente, minimiza e otimiza os processos e as componentes dos vários sistemas, centrando as atenções para um conjunto único de processos, que associam todas as áreas estratégicas da organização.

Vantagens

  • Redução dos custos de implementação e de manutenção através da partilha de estruturas e modos de atuação
  • Permite uma avaliação sistematizada e simplificada de todos os custos associadas do sistema
  • Redução de compartimentação na organização, coerente com a gestão por processos
  • Permite um sistema de informação e gestão único para o processo de tomada de decisão na organização
  • Otimização da gestão documental com redução da burocracia
  • Redução do número de auditorias externas


Tipicamente falamos da integração de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) com Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001) e/ou Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18001), SIG-QAS, embora a integração possa ser aplicada a qualquer outro sistema de gestão, normalmente tendo como base a ISO 9001.
 
Um Sistema de Gestão Integrado depois de devidamente implementado, possibilita à organização diferenciar-se claramente no mercado global, com a ponderação de todas as partes interessadas (empresa, sociedade e colaboradores), da competitividade alcançada e da possibilidade de certificação, como fator de credibilidade.

2009/CEP.3580

Copyright ©Ambiformed