Formação Contínua de Motoristas de Transporte Rodoviário de Mercadorias

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O curso visa assegurar a qualificação dos motoristas, durante o respetivo exercício, ao longo da sua vida ativa. Trata -se de uma qualificação mais vasta do que aquela que é proporcionada pelo ensino para a obtenção da carta de condução, na medida em que contempla um amplo conjunto de especificidades da condução dos motoristas. Em termos globais visa melhorar as condições de segurança numa dupla perspetiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária, quer sobre a segurança dos próprios motoristas.

Titulares da carta de condução das categorias C e C+E e subcategorias C1 e C1+E, emitida até 9 de Setembro de 2009 ou que pretendam renovar o CAM e CQM

Mecânica e Eletrónica (8 Horas)

Objectivos: 

Conhecer as características da cadeia cinemática para optimizar a respectiva utilização;

Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos.

Condução defensiva, económica e ambiental (8 Horas)

Objectivos:

Saber optimizar o consumo de combustível

Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho (8 Horas)

Objectivos:

Saber prevenir os riscos físicos;

Ter consciência da importância da aptidão física e mental.

Situações de emergência e primeiros socorros (8 Horas)

Objectivos

Estar apto a avaliar situações de emergência e a aplicar procedimentos adequados.

Relações interpessoais e qualidade do serviço (3 Horas)

Objectivo

Saber adoptar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte

Aperfeiçoamento para uma condução racional baseada nas regras de segurança
M1 - Mecânica e electrónica
1-Curvas de binário, curvas de potência, curvas de consumo específico de um motor, zona de utilização óptima do conta-rotações, diagramas de sobreposição das relações das caixas de velocidade;
2- Identificação dos componentes fundamentais das viaturas, especificidades do circuito de travagem hidráulico-pneumático, utilização dos travões e sistemas retardadores, procura do melhor compromisso entre velocidade e a relação da caixa, utilização da inércia do veículo, utilização dos meios de desaceleração e de travagem nas descidas, atitude a adoptar em caso de falha, detecção de pequenas avarias.
M2 - Condução Defensiva, económica e ambiental
- Otimização do consumo de combustível através das qualificações decorrentes dos seguintes objectivos:
- Características da cadeia cinemática para optimizar a respectiva utilização;
- Características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos.

Saúde, segurança rodoviária, segurança ambiental, serviço e logística

M3 - Saúde, segurança e higiene no trabalho
1-Princípios de ergonomia, factores humanos na condução, factores humanos na interacção com sistemas de informação e comunicação embarcados (riscos inerentes), noções de carga de trabalho, fadiga e stress, recomendações sobre gestos e posturas de risco e gestão da fadiga e do stress;
2-Princípios de uma alimentação saudável e equilibrada, efeitos do álcool, dos medicamentos e de outras substâncias susceptíveis de alterar o comportamento.
M4 - Situações de emergência e primeiros socorros
Comportamento em situações de emergência (avaliar a situação, evitar o agravamento do acidente, providenciar os socorros, socorrer os feridos e aplicar os primeiros cuidados, reacção em caso de incêndio, evacuação dos ocupantes, garantir a segurança de todos os passageiros) reacções em caso de agressão, princípios de base da declaração amigável. 
M5 - Relações interpessoais e qualidade do serviço
Atitudes do motorista e imagem de marca (importância da qualidade da prestação do motorista para a empresa, diferentes papeis do motorista, diferentes interlocutores do motorista, manutenção do veículo, organização do trabalho, consequências de um litígio nos planos comercial e financeiro)