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Formação Pedagógica Inicial de Formadores E-Learning

Formação Pedagógica Inicial de Formadores E-Learning | 90h

176.00€ 129.95€   
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O curso de Formação de Formadores está orientado para os formandos que pretendem obter o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
Este curso é 100% e-learning. Toda a formação com o mesmo rigor com sessões assíncronas e síncronas, mas totalmente e-learning.

O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato E-Learning é dirigido a todos os que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para poder exercer a atividade de formador. Os interessados devem possuir habilitação mínima 9º ano de escolaridade.

Nota: em caso de possuir habilitações registadas noutro país, estas têm que estar reconhecidas em Portugal (com equivalência atribuída)

A FPIF E-Learning visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

  1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  2. Na gestão e coordenação de formação;
  3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

O programa foi estruturado para que, no final do curso, os futuros formadores, sejam capazes de:

  1. Avaliar e reconhecer o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
  2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
  3. Refletir sobre os sistemas de formação: Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

MÓDULO 1. FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL (2 horas sessões síncronas, 8 horas de auto-estudo)

  • Politicas Europeias e Nacionais de educação/formação
  • O Sistema Nacional de Qualificações e o Catálogo Nacional de Qualificações
  • Principais ofertas formativas disponíveis
  • Conceitos e fundamentos da formação profissional
  • Legislação de enquadramento da Formação Profissional
  • Legislação de enquadramento da atividade de Formador
  • Perfil do Formador (atividades, competências e capacidades) – formador profissional - multitarefas
  • Código deontológico: direitos e deveres
  • Tipos de formação profissional: Inicial e Contínua Modalidades de formação profissional: Educação e Formação de Jovens, Educação e Formação de Adultos, Formação para Públicos diferenciados (p.e., com incapacidade ou deficiência), Formador em Contexto de Trabalho (empresa e outras organizações)
  • Modalidades de Intervenção Formativa: Presencial, E-Learning, B-Learning, Processos de RVCC
  • Princípios da teoria de aprendizagem
  • Pedagogia, andragogia, didática e psicologia da aprendizagem
  • Processos, etapas e fatores psicológicos da aprendizagem
  • Conceitos, características e percursos da aprendizagem (individualizada/em grupo)
  • Fatores cognitivos de aprendizagem (memória e atenção)
  • A aprendizagem disruptiva como metodologia de facilitação
  • Espírito empreendedor na formação (conceito, competências e principais obstáculos)
  • Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica: conceitos, tipos e formas de diferenciação
  • Diferenciar porquê?
  • A Aprendizagem através da Programação Neurolinguística (PNL)
  • Princípios da Criatividade Pedagógica (abordagem criativa e promoção de competências)

MÓDULO 2. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (10 horas sessão síncrona)

  • Características da técnica de simulação pedagógica
  • Processo de desenvolvimento das simulações
  • Análise e autoanálise dos comportamentos pedagógicos observados
  • Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar
  • Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar
  • Elaboração de um projeto de melhoria para acompanhamento da progressão das aprendizagens

MÓDULO 3. COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO  (2 horas sessão síncrona, 8 horas auto-estudo)

  •   Comunicação pedagógica
  • Métodos e técnicas de comunicação
  • Estilos de comunicação (assertivo, agressivo, manipulador, passivo)
  • Fatores inibidores/potenciadores do relacionamento interpessoal e comunicacional
  • Eficácia e Eficiência da comunicação: Estratégias de atuação
  • Organização do espaço da formação (princípios de Ergonomia)
  • Trabalho colaborativo
  • Teorias, fatores, métodos e técnicas de motivação
  • Estilos de liderança e os seus efeitos na prática pedagógica
  • Papel do animador de grupo
  • O contrato formativo: compromisso entre a liberdade e a responsabilidade
  • Princípios de PNL (Programação Neurolinguística)
  • Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação
  • Métodos de gestão da diversidade (género, etária, cognitiva, socioeconómica, étnico-cultural, deficiência, religião, focos de interesse, …)
  • Processos de mediação
  • Técnicas de dinâmicas de grupo e de gestão de conflitos
  • Técnicas e estratégias de caracterização dos fatores potenciadores de situações de desigualdade, discriminação e bloqueadores das aprendizagens (conflitos, ausências, falta de motivação, categorização, preconceitos, estereótipos, efeito de halo, ...)
  • Individualidade no processo de aprendizagem

MÓDULO 4. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS  (2 horas sessão síncrona, 8 horas auto-estudo)

  • Metodologias e técnicas de ensino/aprendizagem específicas para adultos (passivas e ativas)
  • Metodologias e técnicas de autoestudo (formação a distância)
  • Métodos Pedagógicos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo
  • Técnicas pedagógicas: simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudo de casos, tempestade de ideias, aprendizagem no posto de trabalho, exercícios práticos, tutoria e dinâmicas de grupo
  • Critérios de seleção dos métodos e/ou técnicas pedagógicas
  • Relações entre formador-formando e formando-formando (sócio construtivismo)
  • Criatividade pedagógica: desenvolvimento do processo criativo; a criatividade como ferramenta eficaz; técnicas e fontes de criatividade; potenciar a atitude criativa
  • Dramatização de Cenários Pedagógicos
  • Estratégias de adaptação e desenvolvimento para a inclusão e a formação de grupos coesos
  • Dinamização de atividades indoor/outdoor que permitam a aplicação de conteúdos em contextos diferentes
  • Vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados

MÓDULO 5. OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO (2 horas sessão síncrona, 8 horas auto-estudo)

  • Objectivos da formação e da aprendizagem
  • Metodologias e técnicas de definição de objectivos
  • Objectivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios
  • Redação de objectivos operacionais
  • Conceito de competência
  • Das competências aos objectivos
  • Métodos e técnicas de organização e planeamento da formação (presencial e/ou a distância)
  • Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação
  • Técnicas de análise de necessidades de competências profissionais e de caracterização do contexto profissional dos destinatários
  • Tipos de conteúdos (teóricos, práticos e teórico/práticos)
  • Como construir um módulo de formação: Critérios de selecção e sequenciação de conteúdos segundo uma estrutura modular (unidades de formação, unidade capitalizável …)
  • Princípios e métodos de desenvolvimento curricular (aplicados ao desenho de programas de formação)
  • Técnicas e critérios para calcular a distribuição do tempo da formação (volume dos conteúdos, grau de dificuldade, importância dos conteúdos/módulos, perfil dos formandos, modalidade de formação,…)
  • Conceção e elaboração do Plano de sessão: pressupostos, etapas, objectivos, conteúdos
  • Modelos de planos de sessão
  • Elementos constituintes do plano de sessão (objectivos, métodos, técnicas, avaliação, duração, …)

MÓDULO 6. RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA  ( 2 horas sessão síncrona, 8 horas de auto-estudo)

  • Funções dos recursos didáticos
  • Tipos de recursos didáticos: convencionais, audiovisuais e multimédia
  • Critérios de seleção dos recursos didáticos em função das características dos destinatários, objectivos de aprendizagem, conteúdos programáticos e forma de organização (presencial/a distância)
  • Regras de elaboração de documentos projetáveis
  • Principais softwares de apresentação multimédia
  • O PowerPoint como ferramenta base para a criação de apresentações
  • Comandos e funcionalidades do PowerPoint
  • A interatividade da ferramenta PowerPoint
  • Manipulação de apresentações em PowerPoint
  • Criação de apresentações em PowerPoint
  • Regras de elaboração de outras apresentações multimédia
  • Tratamento de ficheiros a integrar na apresentação

MÓDULO 7. PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM  (2 horas sessão síncrona, 8 horas de auto-estudo)

  • Pesquisa e Navegação na Internet
  • A evolução da Web (da 1.0 à atual)
  • Ferramentas da Web: Técnicas de organização e adequação da informação selecionada aos destinatários da formação; interação (pesquisar e produzir conteúdos)
  • Introdução à Web
  • Princípios básicos de formação/suporte de formação através de plataformas de E-Learning;
  • Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa
  • Princípios básicos sobre E-Learning
  • Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma (p.e. Moodle, …)
  • Técnicas de adaptação dos conteúdos disponibilizados em papel à sua disponibilização online (em Pdf, comprimidos – ZIP, com apresentações em PowerPoint em modelo. pps)
  • Regras “Net-etiqueta”
  • Comunidades virtuais de aprendizagem (blogues, fórum de discussão, plataformas, …);
  • Princípios básicos da Web 2.0 (p.e., Redes sociais)
  • Inserção de recursos didáticos em plataformas colaborativas e de aprendizagem (p.e., normas scorm)
  • Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online;
  • Ferramentas de comunicação síncronas (chat e videoconferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão)
  • O papel (e funções) do e-formador e e-moderador
  • Princípios básicos da e-moderação e do e-formador

MÓDULO 8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS (1 hora sessão síncrona, 8 horas de auto-estudo)

  • Conceito, finalidades e objetos da avaliação
  • Tipos de avaliação da formação (inicial: diagnóstica; contínua: formativa e sumativa; e final: sumativa)