Trabalho em Segurança no Calor

Image

Em Portugal, milhares de trabalhadores estão expostos a calor no local de trabalho e, embora as doenças relacionadas com o calor sejam evitáveis, em cada ano centenas de trabalhadores ficam doentes devido à exposição excessiva ao calor, podendo isto até ser fatal em alguns casos.

Trabalhar num ambiente quente pode desencadear doenças que incluem brotoeja, cãibras, exaustão pelo calor e insolação, que é considerada uma emergência médica. Os sintomas de exaustão pelo calor incluem sensação de desmaio ou tontura; suor excessivo; pele fria, pálida e pegajosa; náusea ou vômito; pulso rápido e fraco; e cãibras musculares. Os trabalhadores que estão passando por exaustão pelo calor precisam descansar num local fresco e com ar condicionado. Se totalmente conscientes, eles devem beber água, tomar um banho frio e usar uma compressa fria.

Trabalhadores com insolação podem sentir dor de cabeça e experienciar uma temperatura corporal acima de 39ºC. Outros sintomas são pele vermelha, quente e seca; náusea ou vômito; e perda de consciência. Ligue para o 112 se houver suspeita de insolação e tome medidas para arrefecer o trabalhador até que a ajuda chegue.

Outras dicas para ajudar a prevenir doenças relacionadas ao calor incluem:

  • Beba água a cada 15 minutos.
  • Se estiver a trabalhar ao ar livre, faça pausas de descanso na sombra para se refrescar.
  • Use um chapéu e roupas de cores claras ao trabalhar ao ar livre.
  • Deve monitorizar os colegas de trabalho quanto a sintomas de doenças relacionadas ao calor.