Como é que a flexibilização das condições de trabalho ajuda os seus trabalhadores?

Image

Historicamente limitado a funções de escritório de baixa remuneração, o trabalho flexível está a tornar-se cada vez mais parte de uma variedade de configurações organizacionais e é cada vez mais desejado pelos trabalhadores.

Mas como é que o trabalho flexível realmente beneficia os funcionários? O que há sobre uma política de trabalho mais adaptável que atrai tanto as pessoas?

Políticas de trabalho flexíveis podem melhorar o bem-estar dos funcionários

Políticas de trabalho flexíveis podem ser uma parte importante da estratégia de bem-estar de seus funcionários, graças à maneira como ajudam a reduzir o stress e permitem que os funcionários levem uma vida mais saudável. O trabalho híbrido tornou-se a nova norma em muitos locais de trabalho em todo o mundo.

Ao dar aos funcionários mais tempo para exercitar e comer de forma mais saudável, o trabalho flexível pode melhorar a saúde física e mental dos mesmos. Além disso, passar tempo com a família, amigos e animais de estimação ajuda a reduzir o stress e aumentar a sensação de bem-estar e satisfação.

Mas mesmo sem esses benefícios, simplesmente remover um trajeto uma ou duas vezes por semana ajudará a reduzir os níveis de stress dos funcionários, reduzindo as horas que passam a conduzir ou em transportes públicos

O trabalho flexível ajuda os funcionários a gerenciar os seus compromissos pessoais. O horário de trabalho definido pode tornar os compromissos rotineiros num pesadelo para os funcionários se organizarem.

Tarefas como ter reuniões na escola, marcar e ir a consultas médicas, cuidar do filho enquanto este se encontra fora do horário escolar ou cuidar de outros que por alguma razão não o consigam fazer sozinhos, tornam-se difíceis de conjugar com o trabalho. Isto aumenta o stress do funcionário, fazendo com que ele se sinta dividido entre os seus compromissos.

Maior flexibilidade dá aos seus funcionários a possibilidade de conciliar a sua vida profissional, privada e familiar. Permitir que os seus funcionários lidem com essas tarefas sem pressão adicional faz uma grande diferença.

O trabalho flexível pode aumentar a satisfação no trabalho

Há uma enorme quantidade de pesquisas que mostram que os funcionários que trabalham com flexibilidade são mais satisfeitos, interessados e produtivos. Os funcionários que trabalham de forma flexível são mais propensos a aumentar seu esforço em comparação com aqueles que não trabalham de forma flexível.

O trabalho flexível apoia um equilíbrio trabalho/vida mais saudável

Uma vida que é só trabalho e nenhuma diversão é má para todos. O trabalho flexível dá aos funcionários a possibilidade de explorar as suas paixões e viver uma vida mais gratificante. Se eles querem ser voluntários, melhorar a sua forma física ou melhorar os seus conhecimentos estudando, o trabalho flexível pode permitir isso.

Ao ajudar seus funcionários a encontrar um equilíbrio mais satisfatório, você não apenas obtém funcionários mais saudáveis ??e felizes, mas também constrói uma cultura de negócios mais feliz e saudável.

O trabalho flexível cria uma melhor inclusão no local de trabalho

Muitas empresas lutam com a inclusão. Estruturas rígidas e tempo insuficiente levam a que iniciativas para melhorar ativamente a inclusão no local de trabalho sejam colocadas de parte.

Mas com os benefícios de um local de trabalho mais inclusivo à vista, as PMEs que tomarem medidas para se tornarem mais inclusivos irão prosperar. Arranjos de trabalho flexíveis podem ser uma parte desse impulso de inclusão.

O trabalho flexível ajuda a apoiar a inclusão de várias maneiras. Permite que os funcionários com responsabilidades de cuidado trabalhem. Também dá aos funcionários com condições de saúde que, de outra forma, seriam difíceis de acomodar, a oportunidade de criar uma carreira satisfatória. Além disso, o trabalho flexível oferece a possibilidade de atrair uma variedade geograficamente mais ampla de candidatos. Indivíduos que de outra forma evitariam um deslocamento caro ou demorado podem ter maior probabilidade de se candidatar a um emprego consigo. Às vezes, o custo de uma viagem pode ser suficiente para afastar funcionários com orçamentos apertados.

Em última análise, os benefícios que os funcionários experimentam de uma configuração de trabalho flexível beneficiarão as organizações para as quais trabalham. Com uma ampla variedade de opções de trabalho flexíveis disponíveis – desde trabalho híbrido e remoto até horas reduzidas, empregadores e funcionários podem trabalhar juntos para encontrar um equilíbrio que apoie as prioridades de negócios e o bem-estar dos funcionários para um resultado mais saudável e produtivo.