A ambiformed.pt utiliza cookies para melhorar a experiência de utilização deste site.
Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e de Cookies.
232 728 728   geral@ambiformed.pt   Área de Cliente
 
AVALIAÇÃO DE RISCOS PSICOSSOCIAIS

Os riscos psicossociais e stress relacionado com o trabalho é um dos maiores desafios que segurança e saúde no trabalho enfrentam.

Os riscos psicossociais podem ser o resultado de um ou vários fatores como deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social tais como stresse relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão.

Exemplos de condições de trabalho conducentes a riscos psicossociais são:

  • cargas de trabalho excessivas;
  • exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções;
  • falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controlo sobre a forma como executa o trabalho;
  • má gestão de mudanças organizacionais, insegurança laboral;
  • comunicação ineficaz, falta de apoio da parte de chefias e colegas;
  • assédio psicológico ou sexual, violência de terceiros.

Com a abordagem correta, os riscos psicossociais e o stresse relacionado com o trabalho podem ser prevenidos e geridos com sucesso, independentemente da dimensão ou tipo de empresa. Nesse sentido, podem ser tratados da mesma forma lógica e sistemática que outros riscos de saúde e segurança no local de trabalho.

Embora as entidades empregadoras tenham a responsabilidade legal de assegurar a avaliação e o controlo adequados dos riscos no local de trabalho, é essencial garantir também o envolvimento dos trabalhadores. Os trabalhadores e os respetivos representantes têm uma melhor perceção dos problemas que podem ocorrer no local de trabalho. A sua participação garantirá que as medidas aplicadas sejam adequadas e eficazes.

A Ambiformed possui recursos humanos com competência técnica e experiência para realizar avaliações de risco psicossociais. A nossa abordagem permite o envolvimento dos trabalhadores e da gestão de topo, visando identificar, prevenir e gerir os riscos psicossociais e o stress relacionado com o trabalho.

lbl_published_at2020-04-09