Segurança no trabalho e o envelhecimento

Image

A força de trabalho de hoje e do futuro provavelmente conterá uma proporção maior de trabalhadores mais velhos devido a fatores como aumento da expectativa de vida e o aumento da idade de reforma do Estado. Isto significa que muitas pessoas precisarão e desejarão continuar a trabalhar até mais tarde

Os empregadores têm as mesmas responsabilidades com a saúde e segurança dos funcionários mais velhos que têm para com a de todos os seus funcionários.

Este artigo ajudará os empregadores a levar os trabalhadores mais velhos em consideração ao considerar como cumprir suas responsabilidades.

Desfazendo os mitos

A saúde e a segurança não devem ser usadas como desculpa para evitar o emprego de idosos. Não é necessária uma avaliação de risco separada especificamente para trabalhadores mais velhos.

Que, em vez de não estarem aptos para o trabalho devido ao envelhecimento e problemas de saúde, 62% das pessoas com mais de 50 anos se descrevem como se sentindo mais aptas do que nunca, com barreiras estruturais e de atitude (de outras pessoas) impedindo sua capacidade de se envolver.

Alguns empregadores podem ter visões estereotipadas das habilidades e atitudes dos trabalhadores mais velhos.

Os elementos-chave do desempenho cognitivo importantes para a saúde e segurança no local de trabalho, como inteligência, conhecimento e uso da linguagem, geralmente não mostram nenhuma diminuição acentuada até depois dos 70 anos.

Onde ocorre declínio nas habilidades cognitivas, como memória de trabalho e tempo de reação, há evidências de que é improvável que o desempenho seguro das tarefas seja afetado, pois os indivíduos mais velhos geralmente podem compensá-los com experiência, melhor julgamento e conhecimento do trabalho.

Forte evidência de que, embora a velocidade de aprendizado tenda a diminuir com a idade, os trabalhadores mais velhos geralmente podem alcançar um bom padrão de aprendizagem e são capazes de desempenhar de novas tarefas, com tempo e prática adicionais.

Poucas evidências conclusivas de que os trabalhadores mais velhos têm um risco aumentado de acidentes de trabalho. No entanto, apesar dos trabalhadores mais velhos serem geralmente menos propensos a ter acidentes de trabalho, os acidentes que os envolvem podem resultar em lesões mais graves, incapacidades permanentes ou morte, quando comparado a trabalhadores mais jovens. Os trabalhadores mais velhos podem sofrer mais escorregões, tropeções e quedas do que os trabalhadores mais jovens, e a recuperação após uma lesão pode demorar mais tempo.

Orientação para empregadores

Os trabalhadores mais velhos trazem uma ampla gama de habilidades e experiência para o local de trabalho e geralmente têm melhor julgamento e conhecimento do trabalho, portanto, cuidar de sua saúde e segurança faz sentido para os negócios.

Deve:

Rever a sua avaliação de riscos caso algo mude significativamente, não apenas quando um funcionário atingir uma certa idade

Não suponha que certos trabalhos sejam fisicamente muito exigentes para os trabalhadores mais velhos, muitos trabalhos são apoiados pela tecnologia, que pode absorver o esforço físico.

Pense nas atividades que os trabalhadores mais velhos fazem, como parte de sua avaliação riscos e considere se alguma mudança é necessária. Isso pode incluir:

  • permitir que os trabalhadores mais velhos tenham mais tempo para absorver informações ou tenham treino adicional sobre saúde e segurança, por exemplo, introduzindo treino individual.
  • introduzir oportunidades para os trabalhadores mais velhos para mudar para outros tipos de trabalho.
  • projetar tarefas que contenham um elemento de manuseio manual de tal forma que eliminem ou minimizem o risco de acidente.

Pense em como sua empresa funciona e como os trabalhadores mais velhos podem desempenhar um papel para ajudar a melhorar a forma como você gere os riscos de saúde e segurança. Isso pode incluir ter trabalhadores mais velhos trabalhando ao lado de colegas com um programa estruturado, para capturar conhecimento e permitir aprender com a experiência dos colaboradores mais velhos.

Evite suposições, consulte e envolva trabalhadores mais velhos quando estiver a considerar as medidas de controle relevantes a serem implementadas. Incluir mais pessoas no processo de decisão pode ser necessário para identificar alguns perigos. A consulta com seus funcionários ajuda você a gerenciar a saúde e a segurança de maneira prática.

 

Em Portugal o número de trabalhadores mais velhos é cada vez maior entre a população ativa. Uma vez que as pessoas têm uma vida profissional ativa mais prolongada, a gestão da segurança e saúde no domínio do envelhecimento da população ativa passou a ser uma prioridade. Como foi reforçado ao longo deste artigo, uma força de trabalho com mais idade pode trazer vantagens para as organizações, no entanto existe a necessidade de acomodar os postos de trabalho às necessidades destes trabalhadores.