Trabalhos em Altura

Image

Quedas em altura

As quedas em altura constituem a causa mais comum de acidentes de trabalho graves e mortais no setor da construção civil. Portanto é essencial conscientizar trabalhadores e empregadores sobre os riscos comuns de queda na construção e como quedas de escadas, andaimes e telhados podem ser evitadas.

Deve planear com antecedência para fazer o trabalho com segurança

Ao trabalhar em altura, os empregadores devem planejar projetos para garantir que o trabalho seja feito com segurança. Comece por definir como o trabalho deve ser realizado, que tarefas terão que ser feitas e quais os equipamentos de segurança necessários para concluir cada tarefa.

Ao estimar o custo de um trabalho, os empregadores devem incluir equipamentos de segurança e planear ter todos os equipamentos e ferramentas necessários disponíveis no local das obras. Por exemplo, num trabalho num telhado, deve pensar em todos os diferentes riscos de queda, como buracos ou claraboias e bordas, depois deve planear e selecione a proteção contra quedas adequada para esse trabalho, como equipamentos de proteção individual (como por exemplo: linhas de vida).

OFEREÇA O EQUIPAMENTO CORRETO

Os trabalhadores que estão a 60 cm ou mais acima dos níveis mais baixos correm o risco de ferimentos graves ou morte se caírem. Para proteger esses trabalhadores, os empregadores devem fornecer proteção contra quedas e o equipamento certo para o trabalho, incluindo os tipos certos de escadas, andaimes e equipamentos de segurança.

Use a escada ou andaime certo para fazer o trabalho com segurança. Para o trabalho no telhado, se os trabalhadores usarem sistemas de linha de vida, forneça um arnês para cada trabalhador que precise de se amarrar à âncora. Certifique-se de que os equipamentos são adequados e inspecione-os regularmente para garantir o uso seguro.

TREINE todos para usar o equipamento com segurança

Todos os trabalhadores devem ser treinados sobre a configuração adequada e o uso seguro dos equipamentos que usam no trabalho. Os empregadores devem treinar os trabalhadores no reconhecimento de riscos no trabalho.